A Galp Energia, petrolífera líder de mercado em Portugal, anunciou esta segunda-feira uma redução de dois cêntimos por litro no preço das gasolinas e do gasóleo rodoviário.

Fonte oficial da empresa explicou à Agência Financeira que esta descida dos preços reflecte «a queda das cotações dos produtos derivados do petróleo».

«Há duas semanas, essas cotações tinham aumentado, por causa da aproximação do furacão Gustav do Golfo do México, onde estão muitas e importantes plataformas petrolíferas e refinarias, porque se temia que o furacão causasse danos nessas infraestruturas. Como os nossos preços reflectem sempre as cotações dos prdutos derivados na semana anterior, os preços dos combustíveis em Portugal aumentaram na semana passada. Mas, na última semana, depois de se verificar que o Gustav não causou grandes danos nas plataformas, as cotações internacionais voltaram a descer e por isso agora, os preços voltam a baixar», acrescentou a mesma fonte.

Com esta redução, os preços de referência ficam agora nos 1,309 euros para o gasóleo e nos 1,458 euros para a gasolina sem chumbo de 95 octanas.

As plataformas do Golfo do México são responsáveis por um quarto da produção petrolífera dos EUA, o maior consumidor mundial de crude.