Rafael e Fábio da Silva, do Manchester Utd, falaram ao «The Guardian» sobre a possibilidade de representarem a selecção portuguesa. Os gémeos referem que a prioridade é jogar pelo Brasil, mas não colocam de parte representar Portugal. Porém, não percebem como Pepe pode dizer que é português.
«Claro que pensamos jogar pelo Brasil», disse Fábio, lateral-esquerdo do ManUtd, cuja opinião é partilhada por Rafael: «O meu objectivo é jogar pelo Brasil, mas se isso não acontecer, podia jogar por Portugal.»
O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, já sondou os irmãos para a equipa portuguesa. Os gémeos Silva têm um avô português e, como tal, poderiam adquirir nacionalidade lusa.
Questionados sobre o que pensam de jogadores que escolheram Portugal ao Brasil, como Deco, Rafael respondeu que não entende outro futebolista brasileiro que actua por Portugal: «Não tenho problema nenhum com essa decisão. A minha questão é quando Pepe diz que é português. Ele está a esquecer de onde é, a sua cultura e herança. É muito importante, temos de lembrar-nos onde nascemos.»
O lateral-direito do campeão inglês explica a ideia, com um caso dentro da própria família. «O meu irmão mais velho ia ser pai e decidiu voltar ao Brasil, para ter os filhos lá, entre brasileiros, concluiu.