O F.C. Porto prepara a sua estreia na Liga Europa, com uma deslocação à Bélgica para defrontar o Genk. Líder sensacional do campeonato local, o adversário dos dragões desperta a curiosidade dos adeptos. Como tal, o Maisfutebol pediu a um jornalista belga para fazer um ponto de situação sobre o Genk. Entre outras informações relevantes, revela-se o curioso trabalho-extra do talento De Bruyne e a lesão de outra pedra fundamental, o central brasileiro João Carlos:

«O RC Genk é, nesta altura, a equipa nº 1 da Bélgica. Depois da goleada por 0-4 em casa do Gent, há uma semana, eles venceram agora o Charleroi por 5-0. Estão no topo da Liga, com nove pontos em nove, maior número de golos marcados e com o melhor futebol.

A vedeta do momento, no Genk e na Liga da Bélgica, é sem dúvida, Kevin De Bruyne. Frente ao Charleroi, ele marcou dois golos (um de livre e um com um remate de longe) e fez uma assistência para Jelle Vossen.

Neste verão, o Anderlecht tentou contratar De Bruyne, mas o Genk deu um novo contrato e um grande aumento ao médio ofensivo de 19 anos. 'É muito dinheiro para um jovem jogador', admitiu De Bruyne.

'Estou ansioso por jogar contra o F.C. Porto', disse o jovem após o jogo frente ao Charleroi: 'Jogar no Porto, num estádio com capacidade para 50 mil pessoas, vai ser uma experiência incrível. O Porto é favorito para este jogo, mas com este momento de forma em que estamos, podemos talvez conseguir um bom resultado contra eles', considera o médio ofensivo.

De Bruyne foi substituído ao minuto 57, frente ao Charleroi. O treinador quis fazê-lo descansar. Mas, como o jogo ainda a decorrer, De Bruyne foi correr um pouco para a floresta ao lado do estádio, para ter o dia livre nesta segunda-feira. A equipa está de folga.

No sábado, Jelle Vossen assinou um novo contrato com o Genk, até 2015. Com quarto golos em três jogos, Vossen é o melhor marcador da Liga da Bélgica. O seu contrato anterior terminava em Junho de 2010.

O capitão João Carlos tem notícias menos felizes. O defesa foi substituído devido a uma lesão na virilha. Na terça-feira, Joao Carlos vai ao hospital para fazer exames e saber se poderá jogar frente ao F.C. Porto. Teme-se que ele não recupere a tempo de reencontrar o velho amigo Helton. Pudil também substituído com problemas físicos, mas estará apto.

Se João Carlos não poder jogar, ele será substituído no onze por Torben Joneleit. Ele está de volta depois de uma ausência de um par de meses, devido a um vírus. Está, naturalmente, sem ritmo competitivo»

Gunther De Vos, jornalista do Het Nieuwsblad da Bélgica (http://www.nieuwsblad.be)