O Presidente da República Cavaco Silva apelou este Sábado à união dos portugueses para vencer as dificuldades decorrentes da crise financeira internacional, garantindo que essa é uma tarefa que nunca abandonará.

«Como Presidente da República nunca ninguém me verá a tentar dividir os portugueses mas sim a apresentar bons exemplos para uni-los, para mobilizá-los», disse Cavaco Silva em Ansião, Leiria, durante a inauguração do Centro de Negócios local, escreve a «Lusa».

O presidente da República apelou ainda à «responsabilidade de todos os agentes políticos» nessa mobilização e união, criticando, sem especificar, «aqueles que neste momento procurem dividir os portugueses».

«Só estão a criar dificuldades ao nosso desenvolvimento e à melhoria das condições de vida de todos», argumentou.

Para Cavaco Silva só através da união é possível a Portugal «reencontrar a trajectória de aproximação» ao desenvolvimento de outros países da União Europeia, «de que estamos afastados há já demasiado tempo», considerou.

Além disso, o presidente da República classificou como «difíceis» os tempos actuais, pela situação de crise financeira internacional mas, reconheceu: «são nestas situações que temos de confiar na nossa capacidade de vencer», disse.