Com milhares de unidades vendidas diariamente, este mercado vale anualmente cerca de 7,2 milhões de euros, apurou o «Correio da Manhã» junto do sector.

Milhares de clientes da TMN, Vodafone e Optimus descarregam entre um a dois jogos por mês, o que poderá significar mais de 200 mil jogos vendidos mensalmente. Apesar das operadoras nacionais não quererem concretizar, o CM apurou que as receitas poderão ultrapassar, este ano, os sete milhões de euros.

Com esta ordem de valor, os jogos móveis já deverão ter ultrapassado em receitas o próprio mercado de jogos de computador, que representa 5% do mercado global.

A 3 euros cativam milhares

As versões móveis dos jogos para consolas, nomeadamente PS2 e X-Box, encontram-se entre as mais vendidas pelos três operadores nacionais, que oferecem, cada uma, menus com cerca de 500 títulos.

Os mais procurados são «as novidades que são lançadas em simultâneo com os jogos de consolas», afirmou ao «Correio da Manhã» Joana Ribeiro da Silva, directora de serviços de Dados da Optimus.

Um facto registado de igual forma pela TMN e pela Optimus. Com preços a variar entre os três e os 4,99 euros, os jogos nos telemóveis são, assim, substancialmente mais baratos do que os das consolas, que oferecem, naturalmente, experiências mais intensas. Os jogos disponíveis nos portais das operadoras vão desde aos infantis até aos de desporto, aventura, clássicos ou quebra-cabeças, entre outros temas.