A Galp e a BP voltaram a baixar o preço dos combustíveis às 00:00 horas desta quarta-feira, numa altura em que cotação do petróleo está em queda há vários dias, rondando agora os 112 dólares por barril.

A líder do mercado reduziu o litro do gasóleo em 1,5 cêntimos. Já a BP, optou por baixar o diesel em um cêntimo e a gasolina em meio cêntimo.

A queda da procura de produtos petrolíferos, em sequência do abrandamento económico global, aliada à desvalorização recente do euro face ao dólar, está a levar à descida da cotação do ouro negro. De resto, há ainda boas notícias sobre a tempestade tropical Fay que, ao contrário do que se chegou a temer, não vai atingir os campos petrolíferos do Golfo do México.

Em Portugal, as vendas de combustíveis também estão em queda, em parte por causa da escalada de preços e da crise económica que, aliada à subida das taxas de juro e da inflação, está a deixar o poder de compra dos portugueses ainda menor. Dados da Galp mostram que, no segundo trimestre deste ano, a procura de gasolina caiu mais de 8% e a do gasóleo mais de 2%, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Contas feitas, no seu conjunto, o mercado de combustíveis desceu 2,4%. Uma queda que se sucede a outra de 1,6%, registada nos primeiros três meses do ano.