A pergunta era simples: Cristiano Ronaldo tem o desejo de ganhar a sexta Bola de Ouro? A resposta, vinda de quem vem, não podia ser diferente.
«Eu nunca pensei ganhar uma Bola de Ouro, quanto mais duas, três, quatro ou cinco. Mas se me perguntas se gostava de ganhar, não vou ser hipócrita e dizer que não. Claro que gostava. Todos os anos quero ganhar a Liga dos Campeões, o campeonato e a Bola de Ouro. E trabalho para isso. A questão é essa: eu trabalho sempre com o intuito de ganhar coisas. Troféus coletivos para chegar depois aos individuais. Essa é a minha maneira de ver o futebol e a minha motivação para me levantar de manhã», resume Ronaldo, que não gosta de lhe chamar o vício de ganhar.
«Não sei se é a palavra correta. Eu sou uma pessoa obcecada pelo sucesso, no bom sentido da palavra. Porque levanto-me todos os dias com o intuito de ser um grande profissional e conquistar coisas, porque é o meu trabalho. Obviamente que se não ganhar, o mundo não acaba. Mas acho que estou sempre bem colocado para ganhar», acredita.
Nesta entrevista à TVI, Cristiano Ronaldo confessa também que a vontade de ver e aprender o fez faltar muitas vezes às aulas... para ver treinos de atletismo.
«Sempre gostei do mundo do atletismo. Eu faltava à escola para ir ver o atletismo do Sporting. Faltava e tinha castigos, porque faltava para ir ver os treinos do atletismo do Sporting. Na altura do Obikwelu e de outros nigerianos. O Sporting tinha uma escola de atletismo top», recorda, antes de abordar o trabalho específico que fez com o vice-campeão olímpico dos 100 metros, no último verão.
«Essa foi uma experiência nova. Aprendes a melhorar a técnica de corrida, o trabalho de pés, os joelhos... aperfeiçoas sempre alguma coisa.
LEIA MAIS:
- «Saída de Madrid? Já estava a preparar o Cristianinho há meses»
- «Tive uma infância difícil e meti a carninha toda no assador»
- Ronaldo revela os gigantes que o quiseram antes de deixar o Sporting
- «Prémios? Muitas das vezes não ganhei e senti que era justo»
- Ronaldo: «Se calhar posso deixar a carreira no próximo ano...»
Ronaldo falou depois de outros objetivos, para comentar a vontade de ganhar a Champions pela Juventus, mas sem fazer disso uma obsessão.
«É óbvio que a Juventus quer ganhar a Champions e eu estou aqui para ganhar a Champions. Não sei se é este ano, se é para o próximo. E não podemos fazer disso uma obsessão», defende.
Ronaldo falou ainda da forma como ajudou a Vechia Signora a ultrapassar o At. Madrid, com um hat-trick que vai ficar na memória de todos os adeptos da equipa italiana.
«Não acreditava que pudesse marcar três golos, mas acreditava que a Juventus ia fazer farinha – como se diz na Madeira – para passar a eliminatória. Porque a Juventus em casa é muito forte. Eu lembro-me de jogar aqui com o Real Madrid e é das equipas mais difíceis de defrontar em casa», analisa.