O plano de acção para 16 municípios do Oeste e Lezíria, que prevê 2.100 milhões de euros de investimentos até 2017, deverá ser aprovado quinta-feira em Conselho de Ministros, revelou esta terça-feira o presidente da Câmara da Lourinhã.

«Tenho a indicação de que o plano de acção (destinado a 13 concelhos do Oeste e três da Lezíria do Tejo) vai esta quinta-feira a Conselho de Ministros para aprovação», afirmou à «Lusa» o autarca José Custódio e elemento do conselho de administração da Associação de Municípios do Oeste.

Apesar da convicção do autarca, o Ministério da Presidência não confirmou que o plano de acção, concluído no final do mês de Julho depois de seis meses de negociações entre o Governo e os autarcas, esteja agendado para o próximo conselho de ministros.

A elaboração do documento surgiu após a decisão do Governo de alterar a localização do novo aeroporto de Lisboa na Ota (Alenquer) para a zona do Campo de Tiro de Alcochete.

Recorde-se que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, coordenou a elaboração do documento que envolveu vários ministérios e explicou dia 25 de Julho - data em que o documento foi finalizado - que este plano surgiu devido às expectativas de desenvolvimento que existiam e que foram criadas pela hipótese do aeroporto se localizar na região (Ota).

O governante adiantou na altura que o plano prevê mais uma centena de projectos a concretizar até 2017.