O popular programa infantil «Rua Sésamo» vai explicar às crianças porque é que os seus pais não têm trabalho.

De acordo com o espanhol «La Vanguardia», o programa terá um episódio especial nos EUA sobre a crise económica, que contará com bonecos e especialistas reais para abordar a actual situação. E contará histórias reais de famílias com filhos.

«Com uma taxa de desemprego de 9,4% nos EUA, muitas famílias conhecem em primeira-mão os efeitos da crise. E nós queremos ajudar», afirmou à Efe o administrador delegado da Sesame Workshop, Gary Knell, entidade sem fins lucrativos responsável pelo programa.

O episódio especial chamar-se-á «As famílias mantêm-se unidas: sentir-se seguro em tempos difíceis» e apresentará uma lista de truques para poupar.

Mãe de Elmo fica desempregada

Será à volta de Elmo, um dos personagens mais populares do programa (Elmo é um monstrinho de 3 anos e meio de idade que nunca envelhece e que mora no 3º andar do prédio 123 da Rua Sésamo) que este episódio girará. A mãe de Elmo perde o emprego e o pequeno tem de lidar com uma nova realidade familiar. Por exemplo, já não podem ir comer fora tantas vezes como antes, Elmo não pode ter tantos jogos novos como antes, e que a partir de agora terão de alugar filmes no videoclube e procurar livros na biblioteca pública.

O objectivo maior do episódio é levar pais e filhos a discutir a situação económica, tentando facilitar o entendimento dos mais novos. Diz o responsável do projecto que as crianças se apercebem do que se passa à sua volta e também sofrem com isso. «Podem ser vítimas do mesmo stress que nós se nos vêem nervosos, preocupados e a discutir. E ainda por cima, não sabem o que significa os pais terem perdido o emprego ou terem de mudar para uma casa mais pequena».

Outros episódios especiais da Rua Sésamo

Esta não é a primeira vez que a Rua Sésamo cria um episódio especial dedicado a temas negativos, para ajudar as crianças a compreender e lidar com situações menos felizes. Depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, o programa emitiu um episódio chamado «Podes perguntar», onde se procurava tranquilizar os mais novos face ao sucedido. E também o escândalo do magnata Bernard Madoff.

Há poucos meses, também emitiram um episódio especial com a actriz Queen Latifah e o cantor John Mayer, que abordava os efeitos que as guerras têm nas famílias dos militares destinados às zonas de conflito.