Os lucros da Novabase cresceram 1,4% para os 5,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

«Os resultados líquidos consolidados, depois de interesses minoritários, da Novabase atingiram 5,1 milhões de euros, tendo crescido 1,4% face ao período homólogo», diz a empresa no comunicado emitido na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A tecnológica registou um crescimento de 10,1% do EBITDA, ou cash flow operacional, tocando os 15 milhões de euros. Já a margem EBITDA situou-se nos 6,9%, isto é, abaixo dos 7, 4% da registada o ano passado.

As receitas atingiram os 218,8 milhões de euros, neste período, ou seja uma subida de 19,5%. Também os resultados operacionais (EBIT) alcançaram os 10,9 milhões de euros, isto é, um crescimento de 44% face ao período homólogo (7,6 milhões de euros).

O peso do volume de negócios registados no estrangeiro subiu neste período para 36,3% do volume total, mais sete pontos do que no mesmo período do ano passado.

O crescimento fora de Portugal ocorreu fundamentalmente na área Novabase Digital TV. «Contudo importa destacar que na área Novabase Consulting as vendas internacionais já representam 17% da sua facturação», referem em comunicado.

A empresa diz, ainda, que, a área de consultoria atingiu uma margem EBITDA de 16,7%, um valor que relaciona com os 16,1% do período homólogo.

O negócio da Novabase Digital TV apontou para uma margem EBITDA de 5,3%, face aos 3,1% registados nos primeiros nove meses do ano anterior.

A Tecnológica diz ainda que a margem EBITDA do negócio da Novabase Engineering foi a única que diminuiu, registando uns 2,1%, abaixo dos 3,7% registados no mesmo período do ano passado, «penalizada pelas áreas de Ticketing e de Mobile».