A construtora automóvel norte-americana General Motors recebeu a segunda tranche do empréstimo federal no valor de 5,4 mil milhões de dólares, para apoiar a reestruturação da empresa e evitar a sua falência.

A construtora recebeu até agora 9,4 mil milhões de dólares (7,2 mil milhões de euros) em fundos provenientes do Governo norte-americano, com a última tranche a ser paga a 17 de Fevereiro, escreve a Lusa.

No total, a General Motors deverá receber 13,4 mil milhões de dólares (10,2 mil milhões de euros) em forma de empréstimo do Governo dos EUA até 17 de Fevereiro, altura em que terá de apresentar um plano de reestruturação à administração.

Os responsáveis da General Motors, maior construtora automóvel dos EUA, afirmaram recentemente que caso não recebessem esta tranche ficariam sem capital para realizar as suas operações.

Recorde-se que o sector automóvel nos Estados Unidos tem sido um dos maiores afectados pela crise, que, com a retracção dos consumidores, enviou os níveis da procura e os números de vendas de automóveis para quedas históricas.

A General Motors e a Chrysler recebem agora apoios do Governo norte-americano para evitarem o colapso da indústria, que poderia enviar milhões de pessoas para o desemprego e criar um efeito sistémico que poderia levar à falência de várias empresas ligadas ao sector, como as fabricantes de componentes.