Pep Guardiola não quis comentar a comparação que José Mourinho fez entre a pisadela de Pepe a Messi, no último clássico, e as declarações racistas que Busquets terá dirigido a Marcelo, na temporada passada.

«Não comento as conferências de imprensa de outros treinadores. Não tenho nada a dizer sobre isso. Na minha cabeça está apenas o jogo com o Málaga que já é suficientemente importante», começou por destacar. Em relação às alegações do próprio Pepe, que garantiu que não teve a intenção de pisar Messi. «Se disse que foi involuntário ele o saberá. Ele é que sabe. Se diz que foi involuntário, foi involuntário», referiu. O treinador do Barcelona diz ainda que esse não é um problema para a sua equipa e garantiu que o clube não vai pedir um castigo para Pepe. «O clube já se pronunciou sobre isso, esse não é o meu trabalho», acrescentou.

A tática defensiva que Mourinho apresentou no jogo da primeira mão da Taça do Rei, no Santiago Bernabéu, também não é motivo de conversa para Guardiola. «Jamais opinarei o planeamento dos meus colegas, seria uma falta de respeito. Quando um treinador planeia um jogo é para ganhar e pode-o fazer de várias maneiras. O Real Madrid será sempre um dos grandes do futebol mundial», referiu.

Por outro lado, Guardiola saiu em defesa de Messi, depois de Pelé ter dito que o argentino precisava de ganhar três Mundiais para chegar ao seu nível. «Não precisa de ganhar três mundiais, nem de marcar mais de mil golos para demonstrar o que já é, um jogador imenso. Leo esteve em grande nível, defronta jogadores com grande capacidade física e muito fortes quando defronta o Madrid, com Pepe, Lass, não é fácil, mas permite-me pensar que não posso duvidar deste jogador pelo que já deu durante anos a cada três dias», destacou.

Quanto ao jogo deste domingo com o Málaga, Guardiola diz que o Barça está proibido de perder mais pontos. «Não fizemos uma primeira volta má, mas sabemos que se não fizermos mais pontos fora de casa não podemos ser campeões. Em Málaga temos de atacar bem, defender bem e tentar ganhar o jogo. Sabemos que estamos por baixo e não podemos perder pontos», disse ainda.