O Gil Vicente está de volta à Liga depois de se ter sagrado campeão da Honra, ao bater o Fátima, por 3-1. A equipa de Barcelos volta ao principal escalão depois de em 2005/06 ter descido, devido ao Caso Mateus.

O Gil Vicente procurava a subida e sabia que um triunfo lhe garantia o acesso à I Liga. O Trofense era o outro concorrente à promoção, mas a vitória nos Açores, sobre o Santa Clara, de nada valeu.

Os de Barcelos também se sagraram campeões da II Liga, já que o Feirense empatou em casa com o Leixões e, desse modo, foi ultrapassado na última jornada pelo Gl Vicente.

Antes, Sp. Covilhã garantira a permanência na II Liga ao bater o D. Aves, por 1-0. O golo da vitória, apontado por Nilton, chegou no quarto minuto de descontos. Desse modo, os serranos ficam na II Liga, enquanto o Varzim cai na II Divisão, apesar de ter vencido em casa da Oliveirense.

Aliás, durante quase toda a segunda parte, os poveiros tiveram a permanência assegurada, mas o golo de Nilton confirmou a despromoção do Varzim.

Calendário

Classificação

30ª jornada:

Arouca-Freamunde, 1-0

(Kiko, 56 g.p.)

Belenenses-Estoril, 0-1

(Alex Afonso, 53)

Moreirense-Penafiel, 2-1

(Antchouet, 59 e 62 g.p.)(Coronas, 4m)

Oliveirense-Varzim, 0-1

(Graça, 79)

Sp.Covilha-D.Aves, 1-0

(Nilton, 90)

Feirense-Leixões, 0-0

Gil Vicente-Fátima, 2-1

(Luís Carlos, 2; João Vilela, 30; H. Vieira, 90) (Moreira, 72)

Santa Clara-Trofense, 0-1

(Lica, 32)