«FACTOS E ARGUMENTOS» é um espaço do Maisfutebol, destinado a cruzar declarações ou teses com números e dados irrefutáveis. Por vezes, a alta velocidade do dia-a-dia condiciona a avaliação criteriosa do que é dito, sem o imperioso contraditório.
Manuel Cajuda está de regresso às ligas profissionais, cinco anos depois da última experiência [Olhanense], para treinar o Académico de Viseu e desde logo anunciou que, na próxima época, quer jogar no primeiro escalão: «Nas quatro vezes que treinei na II Liga subi sempre, e este ano também quero subir», anunciou.
O Maisfutebol foi confirmar os factos anunciados pelo treinador e confirmou que, de facto, subiu três vezes, mas houve uma em que falhou a promoção, em 1989/90, quando treinou o Louletano.
Nascido em Olhão, Manuel Cajuda estreou-se na II Liga, época de 1988/89, com o Olhanense, mas já perto do final da temporada muda-se para o Portimonense que, na altura, estava no primeiro escalão.
É na segunda experiência no segundo escalão, no Louletano, em 1989/90, que Manuel Cajuda falhou nas contas, uma vez que a equipa de Loulé, nesse ano, não subiu.
A primeira subida da II para a I Divisão de Manuel Cajuda é em 1990/91. Começa a época com o Elvas, mas muda para o Torreeense a meio da temporada e garante a promoção. Depois de um ano na I Divisão, Manuel Cajuda volta a tentar nova promoção com o Torreense, em 1992/93, mas não chega ao final da época e é substituído, à 20ª jornada, por Rui Mâncio.
Na época seguinte, em 1993/94, a segunda subida, desta vez à frente da U. Leiria.
Depois de um interregno de cinco anos, a treinar sempre no primeiro escalão, Manuel Cajuda regressou à II Liga em 1998/99, para treinar o Belenenses, mas fez apenas treze jogos e, em novembro, é despedido. Volta a trabalhar, a partir de marcço, no Sp. Braga, de volta ao primeiro escalão. Por curiosidade, a equipa do Restelo, nessa mesma época, acabou por subir pelas mãos de Vítor Manuel.
Manuel Cajuda só voltou a treinar na II Liga quase dez anos depois, em 2006/07, garantindo a terceira subida à frente do V. Guimarães. Depois de subir, o carismático treinador esteve ainda mais dois anos no primeiro escalão com a equipa minhota.
Em resumo, em oito participações na II Liga, Manuel Cajuda não terminou a época por quatro vezes, subiu em três ocasiões e não subiu uma vez.
Manuel Cajuda na II Liga
1988/89: Olhanense, saiu a meio da época para o Portimonense (ID)
1989/90: Louletano, não subiu
1990/91: O Elvas, saiu a meio da época para o Torreense
1990/91: Torreense subiu
1992/93: Torreense (20 jogos): saiu em fevereiro
1993/94: U. Leiria, subiu
1998/99: Belenenses, saiu em novembro.
2006/07: V. Guimarães, subiu