Sites de redes sociais como o Facebook e o MySpace, que entre si têm centenas de milhões de utilizadores por todo o mundo, servem para muitas coisas, algumas boas, outras simplesmente criticáveis. É o caso da polémica que a Inglaterra discute por estes dias: agentes futebolísticos que assediam jovens futebolistas através destas e de outras redes sociais.
Vários clubes contactaram a federação inglesa (FA) preocupados com a possibilidade deste sites servirem de interposto de comunicação entre jovens promessas e agentes de fraca moral. O caso tornou-se público com um documento da FA que chegou à comunicação social.
«Fomos contactados por uma série de clubes sobre o recurso de agentes desportivos a sites de redes sociais. (¿) Segundo parece, alguns estão a usar estes sites para contactar e fazer amizade com jovens específicos. (¿) E se estes agentes estão a usar sites para contactar jogadores com menos de 16 anos ou ainda estudantes a tempo inteiro este é um assunto que merece ser tornado público», podia ler-se no documento.
A federação inglesa aprovou, recentemente, novos guias de prática para agentes futebolísticos de forma a promover maior transparência.