O comité executivo da UEFA aprovou esta quinta-feira, em Nyon, o formato final e o calendário da Liga das Nações, a nova competição entre seleções que visa substituir os jogos particulares e, em simultâneo, dar mais competitividade aos jogos de preparação.

Saiba tudo sobre a Liga das Nações

Esta nova competição, que começa em setembro de 2018, depois do Campeonato do Mundo da Rússia, irá ter quatro divisões (A, B, C e D), cada uma com quatro grupos de três ou quatro equipas que serão dividas consoante o ranking da UEFA, e um campeão todos os anos ímpares. No final de cada competição, os quatro vencedores de cada grupo sobem de escalão e outras quatro serão relegadas para o escalão abaixo.

O campeão sairá, naturalmente, da divisão A, onde os quatro vencedores dos grupos vão jogar meias-finais antes da final prevista para junho de 2019.

A UEFA pretende ainda estabelecer uma ligação entre a Liga das Nações e o Campeonato da Europa, atribuindo quatro vagas à nova competição já no Euro-2020 que vai passar a contar com 22 finalistas (18 apuram-se na fase de qualificação e outros quatro serão provenientes da Liga das Nações).

A primeira fase da Liga das Nações será disputada entre setembro e novembro de 2018, enquanto o início da fase de qualificação para o Euro-2020 fica adiado para março de 2019, ficando concluída em novembro do mesmo ano. Os «play-offs» da fase de qualificação para o Euro-2020 jogam-se em março de 2020.