Os 115 cardeais eleitores entram esta terça-feira na capela Sistina, no Vaticano, para escolher o Papa sucessor de Bento XVI, que renunciou a 28 de fevereiro.

A missa que dá início ao conclave começou às 10:00 na Basílica de São Pedro (09:00, em Lisboa), presidida pelo cardeal decano, Angelo Sodano.

À missa, intitulada «Pro eligendo Pontifice», assistirá o Corpo Diplomático e todos os fiéis que queiram fazê-lo.

O conclave é uma reunião secreta dos cardeais de todo o mundo encarregados de eleger o Papa. O limite de idade para os eleitores foi fixado em 80 anos, em 1970, por Paulo VI.

O grupo de 115 cardeais eleitores está assim distribuído geograficamente: Europa - 60, América Latina - 19, América do Norte - 14, África - 11, Ásia - 10 e um da Oceânia.

O patriarca de Lisboa, José Policarpo, será o 32.º cardeal a votar no conclave, segundo a «ordem de precedência», disposição utilizada em procissões, votação e juramentos relacionados com o período de «Sé vacante» [período entre a morte/renúncia e eleição de um Papa], de acordo com a agência Ecclesia.

O cardeal Manuel Monteiro de Castro ocupa o 104.º lugar nesta lista. O outro cardeal português, José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, não participa no conclave por ter mais de 80 anos.

Veja mais vídeos exclusivos em tvi.pt

Dê-nos a sua opinião na nossa página do facebook