Um total de 38 obras de arte que pertenciam à falecida atriz Elizabeth Taylor, entre elas pinturas de Picasso, Van Gogh, Degas e Pissarro, vão ser leiloadas em Londres a 7 e 08 de fevereiro, anunciou a Christie`s.

Entre os quadros mais importantes da coleção, parte dela já leiloada em Nova Iorque em dezembro do ano passado, contam-se «Vue de l`Asile de la Chapelle de Saint-Remy», de Vincent Van Gogh, com um valor estimado em 8,5 milhões de euros.

A obra, que ficará em exposição na sede da Christie`s antes do leilão, foi pintada pelo mestre holandês em 1889, um ano antes da morte, e Elisabeth Taylor adquiriu-a em 1963.

Também será leiloada «Pommiers d`Eragny», de Camille Pissarro, estimada em 1,45 milhões de eurosbem como um autorretrato de Edgar Degas que poderá alcançar os 544 mil euros.

Outra das joias da coleção privada de Taylor é um quadro a óleo de Pierre-Auguste Renoir, estimado em 302 mil euros.

«Elizabeth Taylor tinha tanta paixão por comprar obras de arte como joias», comentou a diretora de arte modernista da Christie's, Giovanna Bertazzoni.

A especialista explicou que a atriz, nascida em Londres em 1932, foi influenciada pelo pai, Francis Taylor, que era comerciante de arte e teve uma galeria na Old Bond Street, naquela cidade, antes da família mudar-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, no início da segunda Guerra Mundial.

A atriz, falecida no ano passado em Los Angeles, Califórnia, adquiriu as obras de arte sobretudo nos anos 1960, escolhendo também alguns artistas que se encontravam no auge da carreira.

Lusa