A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou esta segunda-feira que as seleções do Brasil e da Colômbia irão disputar um particular a 25 de janeiro de 2017 com o intuito de angariar fundos para os familiares das vítimas do acidente da Chapecoense.

A realização da partida era uma possibilidade já há algumas semanas, mas ficou confirmada esta segunda-feira, depois de decidido o estádio a albergar a partida. A dúvida era entre o eterno Maracanã e o Estádio Olímpico Nilton Santos, sendo que a CBF acabou por decidir pelo Olímpico.

«Devido à proximidade do jogo e depois da revisão técnica de todos os estádios, chegamos à conclusão que o estádio Nilton Santos (Olímpico) oferece as melhores condições e exigirá uma estrutura de operação menor e mais eficaz», declarou Manoel Flores, diretor das Competições do organismo, citado em nota oficial.

O Estádio Olímpico do Rio de Janeiro foi construído com vista a acolher os Jogos Panamericanos de 2007 e albergou as competições de Atletismo dos Jogos Olímpicos de 2016. Recebeu o nome de Nilton Santos recentemente, em homenagem ao antigo internacional brasileiro, falecido em 2013.

Para a partida frente à Colômbia, a CBF adiantou ainda que o selecionador Tite utilizará apenas jogadores de clubes brasileiros.

«Por não se tratar de um jogo da FIFA, vamos trabalhar apenas com jogadores que alinhem no Brasil, para não obrigar um clube ou um jogador a negar a convocatória por conflito com um campeonato oficial», explicou o organismo.

«Trata-se de um encontro com um intuito muito específico e esperamos poder ajudar as famílias que tiveram uma perda tão grande», lê-se no mesmo comunicado.

A 28 de novembro, um avião onde seguia a comitiva da Chapecoense, bem como jornalistas e tripulantes, caiu na aproximação a Medellín, vitimando um total de 75 pessoas.