Milhões de pessoas acreditam que beber café logo pela amanhã ajuda a despertar, mas um estudo afirma que não passa de um efeito placebo, noticia o «Daily Mail».

A investigação foi feita pela Universidade londrina de East London, com base na análise de 88 voluntários, entre os 18 e os 47 anos, amantes de café, que consumiam pelo menos dois cafés por dia.

A alguns dos voluntários foram dados cafés a beber, com cafeína, mas dizendo que eram descafeinados. A outros, o contrário.

Em seguida, foram distribuídos testes aos voluntários para medir o desempenho mental de cada um, reacções e humor.

Aqueles que tinham bebido o «falso» café mostraram melhor desempenho no teste, mostrando que afinal o efeito do café pode ser devido à antecipação, à ideia de o ter bebido.

«As descobertas sugerem que a expectativa de ter consumido cafeína confere uma melhoria na atenção sustentada, que é pelo menos comparável, e talvez superior aos efeitos da cafeína», confirma o estudo publicado na revista «Appetite».

O estudo comprova que não há «nenhum efeito positivo no consumo do café» e «se alguém se sente mais activo depois de ter bebido um só café, provavelmente trata-se apenas de um efeito placebo».

A cafeína é conhecida pelo seu efeito estimulante, e alguns estudos sugerem que ingerir três cafés por dia pode reduzir o risco da doença de Alzheimer.