Uma equipa médica dos Estados Unidos conseguiu remover um tumor na boca de uma bebé de 17 semanas quando ainda estava no útero da sua mãe através de uma ultra-sonografia endoscópica, naquela que é considerada a primeira cirurgia do género no mundo.

A intervenção, realizada no hospital universitário de Miami, foi realizada em 2010, durou pouco mais de uma hora e foi revelada nesta sexta-feira, depois de publicada no American Journal of Obstetrics and Gynecology.

«Entrámos no útero, na bolsa de água, vimos onde estava o tumor, na boca e com um laser cortámo-lo, eliminando-o», contou um dos cirurgiões responsáveis, adiantando que a mãe foi anestesiada localmente.

Um mês depois, nasceu Leyna Mykaella González com apenas cinco meses de gestação e 2,6 quilos.

A menina, que tem agora 20 meses, apesar de prematura, nasceu de boa saúde e com uma pequena cicatriz na boca. Tinha um teratoma oral, um cancro maligno, do tamanho de uma bola de ténis.

Médicos aconselharam a mãe a abortar, mas a mulher procurou a ajuda de Rúben Quintero, um conceituado cirurgião, pioneiro em medicina fetal e especializado em intervenções de alto risco.