O Barcelona precisou de suar muito para arrancar uma vitória sobre o Celta de Vigo, nos Balaídos.

Com Messi a titular depois de ter falhado dois particulares pela seleção argentina, o Barcelona teve sempre um maior caudal ofensivo mas foi ao Celta que pertenceu a melhor oportunidade do primeiro tempo. Aos 43', Larrivey teve tempo para tudo, mas não conseguiu bater Claudio Bravo.

Na segunda parte, a equipa de Luis Enrique apertou o cerco ao último reduto da formação galega, mas só chegou ao golo através de um lance de bola parada, aos 74 minutos. Depois de ter marcado na última jornada na vitória sobre o Real Madrid, o francês Jérémy Mathieu voltou a vestir a capa de herói e apareceu ao segundo poste a desviar, de cabeça, um livre batido da esquerda por Iniesta.

O jogo foi marcado por alguns lances discutíveis dentro da área do Barcelona, nos quais os jogadores do Celta reclamaram a marcação de grandes penalidades. Do lado dos catalães, Neymar ainda introduziu a bola na baliza, mas o árbitro considerou que o atacante brasileiro estava em fora de jogo. Com esta vitória, o Barcelona recupera a vantagem de quatro pontos que tinha sobre o Real Madrid à entrada para a 29.ª jornada da Liga espanhola.