Assunto polémico em Espanha, o alegado envolvimento de Iñaki Urdangarín no caso de desvio de fundos públicos está igualmente a levantar o debate em torno do casamento e da situação da família real. De acordo com o analista Antoni Gutiérrez-Rubí, assessor de comunicação e colaborador dos principais jornais espanhóis, a infanta Cristina não tem escolha: «Ou deixa o marido ou desiste dos direitos reais».

Segundo declarou o especialista em entrevista à Euronews, se Urdangarín for condenado, a Infanta terá, «provavelmente, de desistir dos direitos dinásticos e reais. Não tem escolha. Ou deixa o marido ou desiste dos direitos reais. Dificilmente haverá outra saída. Será muito incompreensível e injustificável se a Infanta não assumir na sua própria vida as consequências de uma possível sanção contra o marido».

Já no que concerne à família real, Antoni Gutiérrez-Rubí diz que o rei terá de «se pronunciar publicamente por um membro da família ter abusado do bom nome das instituições e do que isso representou em termos de benefícios ilegais e, claro, deve haver consequências penais».