Já é oficial, Neymar é reforço do PSG e o rosto de um ataque à conquista da Liga dos Campeões. O brasileiro será a bandeira do sonho europeu de Nasser Al-Khelaifi e dos parisienses.

Nos últimos quatro anos, os de Neymar na Catalunha, o PSG nunca atingiu sequer as meias-finais e o agora reforço tem muita culpa nisso. Em duas das quatro épocas, o PSG ficou pelo caminho frente ao Barcelona e com Neymar a ser um dos goleadores de serviço. O astro Canarinho marcou sete golos em seis jogos aos franceses e só numa partida ficou em branco.

Na época de estreia na Europa, o PSG não jogou frente ao Barcelona e caiu com o Chelsea, na Liga Milionária.

Na temporada 2014/15, a sorte ditou que Barcelona e PSG se encontrassem no grupo F da Liga dos Campeões e Neymar marcou um golo em cada jogo, com a vitória a sorrir sempre à equipa que jogava em casa.

Nessa mesma época, os dois conjuntos voltaram a encontrar-se nos quartos de final da prova e aí o Barça foi mais forte. Em Paris, os espanhóis venceram por 3-1 com Neymar a abrir o ativo e na Catalunha novo triunfo do Barcelona, agora por 2-0 com dois golos do brasileiro.

Em 2015/16, as equipas não se enfrentaram (o PSG ficou pelo caminho com o Man City), mas na última temporada o duelo ficou marcado para os oitavos de final. Em Paris, o PSG atropelou o Barça com um 4-0, na única partida que Neymar não marcou, só que no Camp Nou aconteceu algo histórico e Neymar participou com mais dois golos, na remontada por 6-1.

Foram sete golos no total, que fazem do PSG a vítima europeia preferida de Neymar, à frente de Celtic (4) e Bayern (3), e a terceira se analisarmos os golos em todas as competições.

São 105 golos marcados e a vítima preferida é o Villarreal (9 golos), seguido do Ath. Bilbao (8 golos), ainda que com mais jogos realizados frente a estas equipas do que com o PSG.

O PSG «comprou» o inimigo ao Barcelona e agora resta ver se o sorteio da Champions vai repetir este jogo tão usual nos últimos anos.

Fique com os 105 golos de Neymar divididos pelas vítimas:

Villarreal - 9 golos
Ath. Bilbao - 8 golos
PSG - 7 golos
Rayo Vallecano - 6 golos
Celta de Vigo - 6 golos
Atl. Madrid - 6 golos
Real Sociedad - 5 golos
Granada - 5 golos
Celtic Glasgow - 4 golos
Sevilha - 4 golos
Elche - 4 golos
Getafe - 4 golos
Las Palmas - 4 golos
Sp. Gijón - 4 golos
Bayern Munique - 3 golos
Real Madrid - 3 golos
Espanhol - 3 golos
Levante - 3 golos
Eibar - 2 golos
BATE - 2 golos
Alavés - 2 golos
Cartagena - 1 golo
Betis - 1 golo
Valladollid - 1 golo
Ajax - 1 golo
Almeria - 1 golo
Córdoba - 1 golo
Juventus - 1 golo
Arsenal - 1 golo
Deportivo - 1 golo
Leganés - 1 golo
Manchester City - 1 golo