Depois do ministro francês do Desporto ter-se manifestado contra o regresso de Karim Benzema à seleção gaulesa, agora foi a vez do primeiro-ministro Manuel Valls vetar o regresso do jogador do Real Madrid, pelo menos enquanto não estiver totalmente esclarecido o seu envolvimento num escândalo de tentativa de chantagem ao colega de seleção Matthieu Valbuena.

«Acho que ainda não há condições para Karim Benzema voltar à seleção francesa. Ele ainda está a ser investigado», disse o governante em declarações à rádio RMC.

Recorde-se que Benzema foi formalmente acusado em novembro de «cumplicidade na tentativa de chantagem» e conspiração em ato criminal, a Mathieu Valbuena.

Na passada sexta-feira foram levantadas algumas restrições legais que tinham sido impostas a Benzema, entre as quais a de contactar Valbuena.

«Para os jovens, um grande desportista deve ser um exemplo, deixar uma herança. Por isso, devemos ter muito cuidado com as nossas decisões», acrescentou o primeiro-ministro Manuel Valls.

Caso não seja convocado para o Euro, Benzema falha assim a competição que vai decorrer precisamente em França entre 10 de junho e 10 de julho.

No início deste mês, Deschamps revelou que, no imediato, o avançado do Real Madrid não estava nos planos para a seleção. «No dia de hoje, Benzema não é selecionável. Valbuena sempre o foi», afirmou.

A lista dos 23 convocados para o Euro vai ser conhecida a 12 de maio.