A FIFA manteve hoje a interdição da seleção iraniana de futebol feminino de jogar com o véu islâmico, podendo falhar os Jogos Olímpicos de 2012, mas a federação iraniana já anunciou a intenção de recorrer, refere a Lusa.

O Irão vai contestar oficialmente junto da FIFA a decisão de impedir de jogar a sua equipa feminina, que pretendia defrontar a Jordânia na sexta-feira, em jogo da fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, com as tradicionais vestes que cobrem o corpo.

«Vamos apresentar queixa na FIFA. A razão do impedimento às nossas jogadoras por parte do dirigente do Bahrain não ficou clara. Já tínhamos falado com o presidente da FIFA (Joseph Blatter) e tínhamos conseguido o seu consentimento», afirmou ao jornal Arman o presidente da federação iraniana, Ali Kafashian.

O código em vigor no Irão obriga todas as mulheres a cobrirem o seu corpo da cabeça aos pés, mas a FIFA não autoriza que as mulheres entrem em campo com lenços ou cachecóis, considerando existir perigo físico.