O estado de graça de uma pessoa pode mudar de um dia para o outro e o futebol está recheado de exemplos disso.

Que o diga Andrea Pirlo, que venceu quatro campeonatos nas quatro temporadas em que esteve ao serviço da Juventus, mas agora, na primeira época como treinador da Vecchia Signora, está debaixo de fogo devido aos maus resultados que empurraram a equipa de Cristiano Ronaldo para um nada habitual quarto lugar na Serie A.

Nicoló Pirlo, filho do treinador da Juventus, denunciou nas redes sociais algumas ofensas e até ameaças de morte que ele e o pai têm recebido nos últimos tempos.

«Não sou pessoa de jogar, não gosto de fazê-lo. Todos têm o direito de poder dizer o que quiserem e eu sou o primeiro a fazê-lo e não gostaria que alguém me privasse da minha liberdade de expressão. Mas creio que há limites para tudo e há já algum tempo que esse limite foi ultrapassado», lamentou numa publicação no Instagram, à qual anexou uma ameaça de morte que o utilizador lhe dirigiu a ele e a Andrea Pirlo.

«Tenho 17 anos e recebo diariamente mensagens deste tipo. Não por fazer algo, mas apenas porque sou filho de um treinador. (...) Tentem colocar-se no meu lugar por apenas um segundo e pensem como se sentiriam», escreveu.

Esta é a primeira época de Andrea Pirlo no comando técnico da Juventus, que está na iminência de não vencer o campeonato pela primeira vez após nove títulos consecutivos. Recorde-se que a Vecchia Signora foi também eliminada precocemente da Liga dos Campeões pelo FC Porto, nos oitavos de final da prova.