Muammar Kadhafi está em Tripoli, capital da Líbia, e não na Venezuela. O líder da Líbia apareceu, esta segunda-feira, na televisão estatal e desafiou os manifestantes que protestam contra o seu governo há 41 anos.

«Quero provar que estou em Trípoli e não na Venezuela», disse durante a breve mensagem televisiva contrariando assim as versões que apontavam que Kadhafi já não estaria no país.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, tinha afirmado possuir informações de que Muammar Kadhafi estaria a caminho da Venezuela.

O líder da Líbia apressou-se a surgir na televisão estatal, a primeira vez desde que foram iniciados os protestos para afastá-lo do poder, e de um modo sui generis: sentado no banco de passageiros de uma carrinha, a segurar um guarda-chuva.

«Queria dizer algo aos jovens que se encontram na Praça Verde (em Trípoli) e gostava de permanecer mais tempo com eles mas ... começou a chover. Obrigado Deus! A chuva é boa!» disse na curta mensagem televisiva de 22 segundos.

As imagens divulgadas parecem filmadas no espaço interior e não existe qualquer vestígio de chuva, embora chova em Trípoli há cerca de dois dias.