O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, assumiu-se esta terça-feira contra a realização da final da Liga dos Campeões nem São Petersburgo, na Rússia.

Esta posição surge na sequência do Presidente russo, Vladimir Putin, ter reconhecido a independência das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk.

«Não há hipótese de realizar torneios de futebol numa Rússia que está a invadir países soberanos», disse Johnson, citado pela Lusa. «Espero que Putin recue do precipício e não realize uma invasão total à Ucrânia», acrescentou.

«É absolutamente vital neste momento crítico que o presidente [Vladimir] Putin entenda que o que ele está a fazer será um desastre para a Rússia. Está claro que, dada a resposta do mundo ao que Putin fez em Donbass [leste da Ucrânia], a Rússia vai acabar mais pobre por causa das sanções que o mundo vai implementar», prosseguiu depois.

Recorde-se que já esta terça-feira, a UEFA, citada pelo The Guardian, garantiu que está «a acompanhar a situação» da tensão da Rússia com a Ucrânia.