Lula da Silva foi eleito pela revista «Time» como o politico mais influente do mundo.

O presidente brasileiro, de 64 anos, ficou à frente do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama que ocupou a quarta posição do ranking.

A sétima lista anual da publicação das 100 pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas é acompanhada de um perfil do Presidente Lula assinado pelo cineata Michael Moore, que o define como o «verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina».



«E aqui está uma lição para o resto de nós: a grande ironia da Presidência de Lula é que, mesmo enquanto ele tenta impulsionar o Brasil ao Primeiro Mundo, com programas sociais do Governo como o Fome Zero, que visa acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil, os Estados Unidos parecem mais com o antigo Terceiro Mundo a cada dia», escreveu Moore.

Na lista da Time, o segundo e terceiro lugares na lista dos mais influentes são o presidente da empresa de computadores pessoais Acer, J.T. Wang, e o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, almirante Mike Mullen.

Entre os líderes em destaque estão também a ex-governadora do Alasca e ex-candidata republicana à vice-Presidência, Sarah Palin, o director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestiniano, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.