Portugal tem a 7ª internet mais rápida e a 9ª mais barata numa lista de 30 países incluídos no relatório «Explaining International Broadband Leadership», anunciou esta sexta-feira o gabinete que coordena o Plano Tecnológico.

De acordo com a agência «Lusa», o relatório, publicado quinta-feira pela fundação americana para a Informação, Tecnologia e Inovação, ITIF, coloca Portugal no 7º lugar em termos de velocidade de acesso à banda larga e em 9º em termos de preço.

O ranking abrange os 30 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

O gabinete coordenador do Plano Tecnológico refere ainda que o «relatório propõe um ranking com uma metodologia alternativa ao ranking de acesso da OCDE», o qual se baseia apenas no indicador «taxa de penetração de banda larga (número de subscritores de acessos fixos por 100 habitantes)».

Subida de quatro lugares

Além da penetração por agregado, o ranking contempla ainda a média da velocidade de download em mbps e o preço mensal mais baixo em dólares norte-americanos.

O gabinete coordenador do Plano Tecnológico revela que por isso «Portugal sobe quatro lugares em relação ao posicionamento obtido no ranking da OCDE e obtém um score acima da média, tendo em conta os países considerados».

Ainda assim, o gabinete que coordena o plano tece uma crítica ao ranking da ITIF pelo facto de não considerar «para efeitos de mediação na penetração de banda larga os acessos móveis, facto que penaliza fortemente Portugal».