O Inter, que na próxima terça-feira recebe o F.C. Porto para a Liga dos Campeões, voltou a perder pontos na Série A, empatando (2-2) no terreno da Sampdoria e perdendo assim uma boa oportunidade para afastar o cenário de crise que vem sendo desenhado nas últimas semanas. Figo foi titular, com actuação regular, e viu um cartão amarelo aos 70 minutos, antes de ser substituído nos dez minutos finais.
Sem margem de erro, em especial depois da derrota em casa com a Roma, a meio da semana, que a deixou a nove pontos da Juventus, o Inter foi surpreendido por uma entrada forte da Sampdoria, que levou os adeptos do Luigi Ferraris ao rubro, abrindo o marcador logo aos 6 minutos: Diana correspondeu bem, de cabeça, a cruzamento na esquerda de Pisano e bateu Júlio César pela primeira vez.
Embalado por esse golo madrugador, o primeiro tempo foi empolgante, com as oportunidades a sucederem-se nas duas balizas. Depois de o guarda-redes da Sampdoria, Antonioli, se evidenciar ao negar o golo a Mihajlovic, o empate chegou por volta da meia hora: Martins tocou de cabeça, para Cambiasso concluir de pé esquerdo, perante os protestos dos jogadores da Samp, que alegaram falta do avançado nigeriano (31 m). Mas quatro minutos depois, a Sampdoria voltou a tirar partido da noite inspirada de Diana: cruzamento de Zenoni na direita e nova cabeçada vitoriosa, aparecendo no coração da área sem marcação.
O jogo estava empolgante, num ritmo fortíssimo, e ainda antes do intervalo (40 minutos) um livre de Mihajlovic na esquerda foi direitinho à cabeça de Córdoba. O colombiano, capitão de equipa, não perdoou e fez o seu segundo golo da época na série A.
O intervalo pôs água na fervura e trouxe de volta um jogo mais «italiano», principalmente pela forma como a Sampdoria recuou e permitiu ao Inter um domínio mais aparente do que efectivo. Ainda assim, Antonioli teve de efectuar duas defesas sensacionais a remates de Cambiasso e Martins, segurando um empate de sabor algo amargo para o Inter, que ainda não se conseguiu reecontrar com as vitórias a três dias do embate com o F.C. Porto. E a equipa de Mancini ainda teve sorte, já que a seis minutos do fim, num dos raros ataques da Samp no segundo tempo, Bonazzoli ainda cabeceou à trave.
O adversário do F.C. Porto apresentou a seguinte constituição: Julio César; Córdoba, Mihajlovic, Samuel e Favalli (Recoba, 86 m); Figo (Zé Maria, 80 m), Cambiasso, Pizarro, Solari (Wome, 63 m), Martins e Adriano.
Marcadores: Diana (6 e 35 m); Cambiasso (31 m) e Córdoba (40 m).
Programa completo da 10ª jornada
Sábado:
Sampdoria-Inter, 2-2
(Diana, 6 e 35 m; Cambiasso, 31 m e Córdoba, 40 m)
Milan-Juventus
Domingo:
Roma-Ascoli
Chievo-Empoli
Fiorentina-Cagliari
Lecce-Messina
Livorno-Parma
Reggina-Lazio
Treviso-Siena
Udinese-Palermo