O Japão tornou-se nesta terça-feira a primeira equipa a apurar-se para a fase final do Mundial 2014. Valeu um empate com a Austrália (1-1), garantido através de um penalty convertido já nos descontos.
À entrada para esta jornada, a sétima da ronda final de qualificação asiática, o Japão precisava apenas de um ponto. Mas a Austrália mantém-se na corrida e apostou forte, tendo acabado por conseguir chegar ao golo aos 81m, num remate de longe de Tommy Oar.
Quanto parecia voltar a ficar adiada a festa do Japão, o árbitro assinalou grande penalidade por uma mão na bola de Matt McKay, e Keisuke Honda não desperdiçou. Já passava dos 90 minutos e acabou mesmo assim, com o resultado que servia à seleção nipónica.
O Japão lidera o Grupo B com 14 pontos em seis jogos, contra sete da Austrália e da Jordânia, ambas com seis jogos. Ainda hoje defrontam-se Omã e o Iraque, que têm respetivamente seis e cinco pontos.
O Irão de Carlos Queiroz joga ainda hoje no Qatar para o Grupo A, numa altura em que é terceiro com sete pontos, contra 11 do líder Uzbequistão.