* com Bruno José Ferreira

Foi, de longe, a pergunta do Maisfutebol que exigiu a pausa maior para pensar a resposta. Quisemos saber quais são as referências de João de Deus no futebol e o treinador do Gil Vicente assumiu dificuldades para responder.

Mas fê-lo. Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Jorge Jesus, uma nova geração de treinadores e os seus jogadores, para João de Deus sempre os melhores do mundo.

O técnico perspetivou também a luta pelo título e diz que não faz sentido andar à procura de um novo Mourinho. Há casos que, garante, são mesmo especiais e não se repetem com facilidade...

Quem são as suas referências ou ídolos no futebol?

(Longo silêncio) É uma pergunta difícil (Novo silêncio). Os nossos contextos são sempre muito relevantes. Eu acho sempre que os meus jogadores são os melhores. Portanto, referências em termos de jogadores? Temos o melhor do mundo, o Ronaldo, e esse tem de ser preservado e referido em todos os momentos. Em termos de treinadores, acho que os portugueses são competentes. O maior ícone de todos é o Mourinho. É o melhor, está a anos luz dos outros todos. Mas temos outros treinadores muito bons. (Nova pausa). Em Portugal gosto muito do Jesus. Acho que é um grande treinador de futebol. Um homem com um conhecimento grande. Depois vejo treinadores mais jovens, como o [Paulo] Fonseca, o Marco [Silva], o Nuno [Espírito Santo], o Rui Vitória que são bons. Olho e vejo que são treinadores que vão elevar bem alto o nome do nosso país. Os nossos ídolos são os que ganham mais vezes. Em crianças somos do clube que ganha mais vezes, por exemplo. Funcionamos todos assim. É inerente ao ser humano. Portanto há os ícones, Ronaldo e Mourinho, depois estes treinadores que falei, e não me posso esquecer do Pedro Martins, e depois os meus jogadores.

Em jeito de provocação: o João de Deus é o segundo melhor treinador de Setúbal?

Não. (Risos). Há uma coisa que vocês se calhar não têm presente: Setúbal é uma terra de muitos treinadores. É verdade que tem o melhor do mundo, mas tem também grandes treinadores no presente e teve no passado. Dizer isso é quase leviano. Existe um longo caminho que tenho de percorrer para poder sequer ser comparado a um Carlos Cardoso e por aí fora.

Acha que em Portugal os clubes ainda andam à procura do novo Mourinho, como parecia ser moda há uns anos?

Dificilmente no próximo milénio vai aparecer um treinador como Mourinho. É um indivíduo que nasceu com a felicidade de congregar em si todas as competências que vínhamos falando. Digo no próximo milénio e acho que já estou a ser generoso. Mas é evidente que há com certeza treinadores que vão ser bons. Alguém tem alguma dúvida que o Marco [Silva] vai ser um treinador de excelência? Ou se olharmos para o Rui Vitória, qual é a dúvida? Ou para o Nuno [Espírito Santo]? Ou para o Pedro [Martins]? São jovens, ganham, as equipas jogam bem. É uma questão de tempo para terem reconhecimento.

A nível de discurso nota-se que, quando os resultados não são positivos, o João de Deus destaca sempre o que a equipa pode aprender com a situação. É um otimista por natureza?

Sempre otimista, sempre a ver as coisas pelo lado positivo. Perdemos no Benfica e tirando o jogo do Olhanense, em que nos deixámos empatar no último minuto, qual foi a outra vez em que chegamos perto do fim a ganhar e não ganhámos? Ganhámos sempre. Isso foi aprendizagem. Se tivéssemos ganho o jogo ao Benfica, muito provavelmente já tínhamos tido alguns momentos depois em que não ganhávamos

Como perspetiva o resto do campeonato, nomeadamente na luta pelo título?

O Benfica e o F.C. Porto são fortíssimos. São equipas com argumentos diferentes dos demais. O Sporting tem crescido muito este ano, já é uma equipa que mete respeito. Ainda não tinha referido o Leonardo Jardim, mas quem sobe uma equipa da II Divisão B para a II Liga, depois daí para a I Liga e depois na I Liga faz um grande trabalho e agora faz o trabalho que está a fazer, tem de ser um treinador de altíssimo nível. Não sei é se é suficiente para esgrimir argumentos com Benfica e F.C. Porto. Depois Estoril, Sp. Braga, Nacional, V. Guimarães e Rio Ave lutam pela Liga Europa. Todas as outras lutam para não descer e vai ser até à última jornada.