A falha técnica na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de inverno, que estão a decorrer em Sochi, na Rússia, que levou a que o logotipo olímpico exibisse apenas quatro dos cinco anéis, foi aproveitada por empresários chineses que, agora, pretendem rentabilizar a imagem na venda de camisolas e outros produtos.

O incidente verificou-se na cerimónia de abertura, na passada sexta-feira, num momento em que cinco flocos de neve luminosos se deviam transformar nos cinco anéis olímpicos que simbolizam o espírito olímpico e os cinco continentes, mas um deles, o do lado direito, não se abriu.

A organização foi rápida a trocar a imagem em direto por uma imagem gravada nos ensaios, mas não conseguiu evitar que milhões de espectadores tivessem, por alguns segundos, detetado a falha técnica. Uma imagem que foi rapidamente reproduzida nas redes sociais. «É a imperfeição da beleza», assinalaram alguns internautas chineses.

O site de venda chinês Taobao, o mais popular do país, já tem mais de sessenta prendas e outros produtos à venda associados a esta nova imagem «imperfeita», com os valores a variarem entre os 3 e os 30 dólares.