Os esquiadores portugueses que hoje participaram na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de inverno Sochi-2014 referem sensação «de orgulho» por estar presente e «a realização de um sonho».

«Não há palavras para descrever aquilo que senti. Tenho um enorme orgulho em representar Portugal e as minhas raízes. Esse orgulho é ainda maior depois de todas as emoções que senti quando entrei no Estádio Olímpico carregando as cores e a bandeira de Portugal», disse Arthur Hanse, o porta-estandarte luso no Estádio Olímpico Fisht.

Portugal desfilou em 59.º e com Arthur Hanse esteve outra esquiadora portuguesa, Camille Dias - ambos os atletas são lusodescendentes e vão disputar provas de esqui alpino (slalom e slalom gigante).

«É uma experiência única na vida. Estar aqui é realizar um sonho, mas só quando entramos no estádio percebemos que não é mais um sonho, mas sim uma realidade. Orgulho é o sentimento mais forte neste momento, por estar em Sochi a representar o meu país», disse a olímpica por Portugal.

Em Sochi, a missão portuguesa é chefiada por Pedro Farramba, presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, também hoje presente no estádio.

«Foi um evento grandioso, muito bem organizado, com todo o simbolismo do movimento olímpico e uma viagem à história da Rússia. É um privilégio poder assistir ao vivo a todo este espetáculo, mas acima de tudo tenho de destacar a extraordinária sensação que é entrar no estádio e ver o nome de Portugal nos ecrãs», disse no final.

A 22.ª edição dos Jogos Olímpicos de inverno foi hoje inaugurada e desenrola-se até ao próximo dia 23 de fevereiro.