Yolanda Hopkins selou, esta quinta-feira, a qualificação para os Jogos Olímpicos deste verão. Ao atingir as meias-finais dos Mundiais, que decorrem em Porto Rico, a algarvia extravasou as emoções.

«É incrível, parecia um sonho tão distante e hoje aconteceu. Nem tenho palavras», disse a surfista, de 25 anos e natural de Faro, desdobrando-se em agradecimentos à família e ao treinador John Tranter.

Na estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, em 2021, a portuguesa foi quinta classificada. Mas, por agora, Hopkins prepara-se para acompanhar Teresa Bonvalot na fase adiantada dos Mundiais.

O presidente da Federação de Natação, João Aranha, aproveitou a ocasião para salientar o feito e, em simultâneo, «exigir» a qualificação de Frederico Morais e Guilherme Fonseca.

No quadro masculino, os surfistas avançaram duas rondas nas repescagens, mas estão ainda a seis baterias para a final deste quadro. Por sua vez, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins competem, até domingo, pelo título mundial.

Nos últimos Jogos Olímpicos, a comitiva nacional contou com duas surfistas, Teresa Bonvalot (nona classificada) e Yolanda Hopkins (quinta), e um surfista, Frederico Morais, que não participou por ter contraído covid-19.

As provas de surf dos Jogos Olímpicos deste verão decorrerão no Taiti.