O treinador do V. Guimarães abordou com optimismo mas também com cautela o reencontro de quinta-feira com o Midtjylland e que determinará a passagem ao «play-off» da Liga Europa.

«Espero dificuldade, equilíbrio, mas espero, fundamentalmente, uma vitória e seguir em frente na prova», perspectivou Manuel Machado, nesta quarta-feira, na antevisão da segunda mão da terceira pré-eliminatória.

Depois do nulo em Herning, o técnico português entende que é preciso repetir o melhor que os minhotos fizeram nesse jogo e juntar-lhe mais talento no ataque. «É preciso defender tão eficazmente como na Dinamarca e atacar melhor, fazendo um melhor aproveitamento das oportunidades. O Vitória criou quatro ou cinco oportunidades e nunca conseguiu concretizar, mas foi muito eficaz a defender porque o Nilson não teve muitos problemas. Queremos essa mesma eficácia presente no plano defensivo e temos de ser mais dinâmicos, mais criativos, mais eficazes no plano ofensivo», argumentou.

Manuel Machado garantiu, ainda, que a sua equipa está alertada para a estratégia do Midtjylland: «Com certeza que irá jogar de forma cautelosa, à espera de poder surpreender, através da velocidade e mobilidade dos seus atacantes. É isso que espero e é para isso que tenho vindo a prevenir os meus jogadores.»

Sobre a qualidade do adversário, o treinador lembrou que não é nenhum «desgraçadinho», uma vez que o «campeonato dinamarquês é muito bom» e a Dinamarca «já foi campeã europeia». «Na terça-feira, o Odense excluiu o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira da Champions e isso diz-nos algo sobre o potencial das equipas dinamarquesas. Temos de ter confiança mas também muito respeito para fazer a coisa certa e sair vencedores», defendeu.

Manuel Machado pediu, por isso, aos adeptos a «paciência necessária para acompanhar o jogo e a resolução da eliminatória».