Cerca de 25 hotéis lisboetas ainda têm quartos disponíveis para a noite da final da Liga dos Campeões, devido a cancelamentos de última hora.

«Há 10/15 dias atrás praticamente não havia quartos disponíveis, haveria meia dúzia, na maior parte dos casos suites diferenciadoras que estavam a ser comercializadas a 3.000, 4.000 ou 5.000 euros. Mas houve imensos cancelamentos e, neste momento, haverá cerca de 25 hotéis que têm quatro, cinco ou seis quartos [cada um] para vender», disse o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) à agência Lusa.

Luís Veiga aponta que o motivo para estes cancelamentos têm a ver com o facto de as pessoas arranjarem «outras soluções fora de Lisboa».

Sobre os preços praticados pela hotelaria para a noite do jogo, a AHP afirma que os valores são «quatro a cinco vezes» superiores ao preço médio anual.

«O valor médio final por quarto nesse dia rondará os 400 a 500 euros, quatro a cinco vezes o valor normal do preço médio anual em Lisboa, que está abaixo dos 100 euros», afirmou Luís Veiga.

A procura de alojamento pelos espanhóis tem vindo a estender-se muito para além de Lisboa, nomeadamente em hotéis do Alentejo. «Tudo o que é fora de Lisboa, inclusivamente já no alinhamento para Badajoz e Elvas, na zona da fronteira, tem uma procura imensa», afirmou Luís veiga.

No próximo fim de semana, são esperados entre a 40 a 50 mil espanhóis, mas o presidente da AHP admite que o impacto será reduzido «pelo facto de o tempo de estadia em Lisboa ser muito curto».