BIRMINGHAM (ING)

Fundação1875

EstádioSt. Andrews (30 mil)

Ranking da UEFA:104º

Treinador: Chris Hughton

Como chegou aqui: Venceu a Taça da Liga em 2011, batendo o Arsenal na final (2-1). Afastou o Nacional no Play-off (0-0 e 3-0).

Principais figurasCarr, Caldwell, Beausejour, Redmond, Zigic

Apresentação Despromovido ao escalão secundário no final da época passada, O Birmingham tem sofrido no arranque do Championship: duas derrotas nas três primeiras jornadas deixam-no muito longe dos lugares de topo. A afirmação do jovem Redmond, muito influente frente ao Nacional, compensa o eclipse de Zigic, afectado por lesões, e com uma transferência em aberto.

CLUB BRUGGE (BEL)

Fundação 1891

Estádio Jan Breydel Stadium (29 mil)

Ranking da UEFA:60º

Treinador Adrie Koster

Como chegou aqui 4º classificado na Liga belga em 2011/12. Afastou os azeris do Qarabaq (4-1 e 0-1) e os georgianos do Zestafoni (3-3 e 2-0) para chegar à fase de grupos.

Principais figuras: Hofkens, Donk, Dirar, Odjidja-Ofoe, Akpala, Vazquez,

Apresentação Distante dos gloriosos anos 70, em que chegou por duas vezes a finais europeias, o Brugge ainda detém o recorde para o maior número de presenças consecutivas na Taça UEFA (14). Nos últimos anos, tem vivido na sombra dos históricos Anderlecht e Standard, e de novas potências como o Genk: o último título data de 2005, e a última vitória na Taça de 2007. Ainda assim, a época está a começar bem: ocupa o segundo lugar na Liga, a um ponto do líder Malines, com duas vitórias e dois empates em quatro jogos.

MARIBOR (ESL)

Fundação 1960

Estádio Ljudiski (13 mil)

Ranking da UEFA:227º

Treinador Darko Milanic

Como chegou aqui Campeão da Eslovénia, foi afastado da Liga dos Campeões pelo Maccabi Haifa (1-2 e 1-1). Mas no Play-off da Liga Europa deixou o histórico Rangers pelo caminho (2-1 e 1-1).

Principais figuras Handanovic, Trajkoviski, Mezga, Abraimi, Beric, Velikonja

Apresentação Crónico campeão da Eslovénia até 2002 (sete títulos consecutivos) perdeu o estatuto de primeira equipa do pequeno país balcânico para o Gorica em meados da década passada. Recuperou a coroa com dois títulos nas últimas três épocas. O actual director desportivo é Zlatko Zahovic, figura bem conhecida dos portugueses. A equipa já lidera folgadamente o campeonato, com cinco vitórias em seis jornadas e cinco pontos de vantagem sobre o segundo.