* enviado-especial a Turim

Jorge Jesus não gostou de ouvir uma pergunta colocar-lhe a dúvida sobre a possibilidade de uma vitória na final da Liga Europa significar o reconhecimento que o Benfica há tanto procura. Para o treinador, esse reconhecimento foi dado ao lado dos anos que tem de Benfica.

Por isso, e na perspetiva de Jorge Jesus, ganhe ou perca a final da Liga Europa frente ao Sevilha, o Benfica já ganhou. «Amanhã a final que vamos fazer vai reforçar exatamente o que o Benfica tem feito ano após ano», começou por responde.

«O reconhecimento do valor destes anos de trabalho... esse reconhecimento está conquistado. Não é por ganhar amanhã que vão olhar para nós de forma diferente. A única diferença que pode haver é que se ganhar amanhã levo a taça para Lisboa.»

Jorge Jesus insistiu de resto numa tecla: o Benfica está nesta final porque fez um trabalho de cinco anos de crescimento sustentado.

«A motivação dos jogadores é total. O facto de já ter estado nestas grandes decisões dá serenidade, sabe-se lidar melhor com as pressões, mas isso não garante nada», referiu.

«Isto é um projeto que vem a ser trabalhado há cinco anos. Cada ano tem-nos colocado mais fortes emocionalmente. Sentimos que o nosso trabalho é compensado. O Benfica não aparece aqui por acaso, tem aparecido todos os anos, o que só reforça a identidade e o prestígio do trabalho.»