SIGA O NACIONAL-MARÍTIMO, A PARTIR DAS 18H00 DESTE SÁBADO, NO MAISFUTEBOL

MOMENTO

Nacional: tem sido um nó difícil de desatar a Choupana, nesta época de regresso à Liga. A equipa de Costinha, em quatro jornadas no seu estádio, não somou qualquer ponto, fruto de derrotas ante Moreirense (1-2), Benfica (0-4), Santa Clara (0-3) e Portimonense (0-1). Parte para o dérbi no último lugar, com seis pontos e só venceu um jogo em nove rondas. Foi à terceira jornada, em Setúbal, a 26 de agosto. Já lá vão quase dois meses e meio. É, ainda, a pior defesa da liga, com 19 golos sofridos. E o pior ataque em casa, com apenas um golo marcado.

Marítimo: se o registo do Nacional não é abonatório em casa, os verde-rubros são, a par de mais quatro equipas, as que menos pontuaram fora. O conjunto de Cláudio Braga está no 12.º lugar, com dez pontos, três deles conquistados fora, na Vila das Aves. A par do Feirense, é o pior ataque da Liga, com seis golos marcados. Chega à Choupana no pior momento desportivo da época, dado que vem de cinco jornadas sem vencer, as últimas quatro com derrotas. O último triunfo foi a 2 de setembro, há mais de dois meses.

AUSÊNCIAS

Nacional: Tissone (lesionado).

Marítimo: Rúben Ferreira (lesionado), Danny (castigado, primeiro de dois jogos).

DISCURSO DIRETO

Costinha (Nacional): «Um dérbi joga-se muito nos detalhes e o mais importante para este jogo será o fator emocional, já que, quem controlar melhor essa situação, estará mais perto de conquistar os três pontos.»

Cláudio Braga (Marítimo): «Quando nós trabalhamos e não temos êxito, não ficamos satisfeitos. Temos um balneário com jogadores experientes e inteligentes. Estamos motivados, cheios de ambição e com um querer muito grande.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Total de 36 jogos já realizados entre Nacional e Marítimo no principal campeonato do futebol português. Muito equilíbrio estatístico nos desfechos dos jogos. Onze vitórias para o Marítimo, dez para o Nacional e 15 empates. Só nos jogos da Choupana (18) condição deste sábado, oito vitórias do Nacional, duas do Marítimo e oito igualdades.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Nacional

Outros convocados: não divulgados.

Marítimo

Outros convocados: Charles, Nanu, Marcão, Vukovic, Ibson, Ricardo Valente, Edgar Costa.