Acompanhe o BELENENSES-SPORTING no AO VIVO do Maisfutebol, esta quinta-feira, a partir das 21h00.

MOMENTO

Belenenses: os azuis do Restelo ocupam o 10º lugar e estão tranquilos na tabela. O momento é intermitente. Desde que Quim Machado entrou, para a Liga, o Belenenses perdeu com Benfica e Sp. Braga, depois endireitou-se e foi vencer o Feirense fora e roubou dois pontos ao FC Porto em casa (e no Dragão para a Taça da Liga). Seguiu-se novo empate com o Estoril e o regresso às vitórias frente ao Marítimo, no Restelo. Por último uma derrota com o Paços de Ferreira. De assinalar os apenas quatro golos sofridos nos últimos seis jogos, embora só tenha marcado os mesmos quatro.

Sporting: Os leões vivem uma «crise de uma ou duas semanas», como disse Jorge Jesus, mas o facto é que de repente ficaram a oito pontos do líder e até vão entrar no Restelo a 11 de distância já que o Benfica venceu o Rio Ave esta quarta-feira. Após derrotas com Legia, Benfica e Sp. Braga (pelo meio uma vitória sobre o V. Setúbal para a Taça de Portugal), o clima ficou tenso em Alvalade e voltar a escorregar está mesmo fora de hipóteses.
 

AUSÊNCIAS

Belenenses: Palhinha, Rosell e Domingos Duarte (emprestados pelo Sporting); Tiago Caeiro  e Gonçalo Brandão (em dúvida);

Sporting: Markovic, Schelotto, Spalvis (lesionados); Rúben Semedo (lesionado);
 

DISCURSO DIRETO

Quim Machado (Belenenses): «Vai ser uma autêntica final para eles. Não podem perder mais pontos, por causa da diferença pontual para o Benfica, mas estão orientados por um treinador experiente, com muitos jogos na Liga. Estou à espera de um Sporting ligeiramente ferido.»

Jorge Jesus (Sporting): «Vai ser um dérbi de Lisboa. É sempre difícil jogar no Restelo. O Belenenses está a fazer uma boa campanha, tem feito grandes jogos e já tirou pontos a um dos nossos rivais. É uma equipa moralizada pelos últimos resultados e que tem uma ideia de jogo competitiva, sempre na tentativa de ter qualidade com qualquer adversário»
 

HISTÓRICO

O Restelo vai acolher mais um dérbi de Lisboa, desta vez opondo a equipa local frente ao rival de Alvalade, que em toda a história até tem menos triunfos neste palco que o Belenenses. Para todas as competições, o emblema da Cruz de Cristo venceu por 47 vezes, os leões ganharam 42 e aconteceram 31 empates.
Só que esta diferença mínima resulta do maior número de vitórias do Belenenses em todas as provas que não a Primeira Liga, já que aí o Sporting soma 30 triunfos contra os 24 do conjunto da casa.

Aliás, o Restelo é cada vez mais um palco favorável aos leões, que perderam pela última vez junto ao Tejo, a contar para o campeonato, em 2008. Era Jesus o treinador do Belenenses. (A última derrota em termos absolutos aconteceu na Taça da Liga, 3-2 em janeiro de 2015). De 2008 para cá, quatro vitórias e um empate.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Belenenses:

Outros convocados: lista não divulgada.

Sporting:

Outros convocados: lista não divulgada.