FIGURA: Mehdi Taremi

Quando Mehdi Taremi chegou, impressionou desde logo pela sua popularidade. O avançado internacional iraniano tem nada menos do que dois milhões de seguidores no Instagram – a título comparativo, Benfica e FC Porto têm pouco mais de um milhão cada. Ora, esta estreia impressionante a titular pelo Rio Ave, com um hat-trick, um penálti sofrido e várias outras ocasiões de golo seria um excelente motivo para fazer uma «story» capaz de pôr os seus seguidores em polvorosa. Taremi já havia marcado na estreia absoluta – na goleada por 6-1 sobre a Oliveirense para a Taça da Liga – e na jornada passada em poucos minutos sofreu uma grande penalidade que quase valeu o empate frente ao Famalicão. Hoje, chamado pela primeira vez ao onze, fez uma exibição de encher o olho. Nota 5, naturalmente.

--

MOMENTO: Minuto 22’. TA-TA-TAREMI

Se ao inaugurar o marcador aos 10m, Mehdi Taremi já havia mostrado o seu cartão de visita, é com o bis aos 22m o iraniano começa a resolver o jogo e convence em definitivo até os mais céticos. Tudo começa numa bola ganha por Bruno Moreira, que faz um passe milimétrico da esquerda… O resto foi com Mehdi Taremi, que com um drible tirou o central polaco Dzwigala do lance e com classe disparou de pé esquerdo sem hipóteses para Beunardeau. Golaço! E resultado encaminhado.

--

OUTROS DESTAQUES:

Aderllan Santos

Na estreia pelo Rio Ave, esteve em bom plano o central brasileiro de 30 anos, que em Portugal já representou o Sp. Braga e lá por fora já vestiu, entre outras, a camisola do Valência. Aderllan vem trazer a qualidade no eixo da defesa de que a equipa vila-condense já carecia desde a época passada. Pela amostra, passou o teste.

Nuno Santos

A noite foi de Taremi, mas Nuno Santos foi talvez o seu melhor coadjuvante. Logo aos 5 minutos, o jovem extremo já ameaçava a baliza avense. Acabaria por marcar o seu golo aos 55m num lance em que ganhou a Afonso Figueiredo e na cara de Beunardeau atirou para o fundo da baliza.

--

Mehremic

Se o polaco Dzwigala, seu colega do eixo da defesa, teve uma exibição para esquecer, com Taremi a pôr-lhe os nervos em franja, Mehremic esteve uns furos acima.  O bósnio salvou nada menos do que dois golos sobre a linha – aos 17m a remate de Tarantini e aos 38m numa finalização de Bruno Moreira. Quase foram três, já que esteve a centímetros de tocar na bola, no lance em que o Rio Ave inaugurou o marcador. No meio do descalabro defensivo, foi o menos mau.

Enzo Zidane

Sim, é o filho de Zizou e, embora não lhe chegue sequer aos calcanhares, tem, além da camisola 10, uma passada e um ou outro trejeito que fazem lembrar o seu progenitor. Esta noite, coube-lhe o papel de amenizar o embaraço avense: entrou quase em cima do intervalo e aos 77m, numa excelente execução, reduziu para 5-1, fazendo o único golo da sua equipa.