[artigo atualizado às 21h08]

O Boavista terá de pagar mais de dois mil euros em multas, mas o mau comportamento dos adeptos axadrezados, no jogo com o Vitória de Guimarães, pode ter mais repercussões.

Para já o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol aplicou duas multas: uma de 2.040 euros, relativo ao uso de material pirotécnico, e outra de 286 euros pelo arremesso de dois isqueiros e por variados insultos.

Um dos isqueiros foi atirado no momento da saída de campo de Rochinha, que também foi visado pelos insultos. Mas no mapa de castigos não há qualquer referência em concreto a insultos dos adeptos do Boavista relacionados em concreto com a falecida mãe do jogador vitoriano, que já vestiu a camisola axadrezada.

O mapa de castigos refere que o CD ainda aguarda esclarecimentos, mas o que o Maisfutebol apurou diz respeito a outro objeto lançado para o terreno de jogo, e falta ainda o relatório policial para analisar esse incidente.

Mas, para além disso, o comportamento do público do Boavista relativamente a Rochinha pode ter mais consequências. De recordar que, no final do jogo, o jogador queixou-se de que, pela terceira vez, ouvia cânticos a festejar a morte da mãe.

Apoiado pelo Vitória de Guimarães, que fez um comunicado sobre o sucedido, Rochinha criticou mesmo a passividade da Liga. O Sindicato de Jogadores também repudiou o sucedido e prometeu levar o assunto ao Governo.

Ao que foi possível apurar, é muito provável que, em face do que foi tornado público, dos dados que foram conhecidos entretanto, o Conselho de Disciplina venha, nos próximos dias, a instaurar um processo disciplinar ao Boavista.