O Sporting da era Keizer estreia-se este domingo em Alvalade (20h00) diante do Desp. Aves, um adversário de má-memória. O novo treinador dos leões não quer saber do passado e José Mota, que venceu a Taça de Portugal aos leões, também não. O técnico avense diz que o Sporting vive atualmente «uma segunda lua de mel».

Maisfutebol vai estar em Alvalade e contar-lhe tudo sobre este jogo, aqui.

MOMENTO

O Sporting atravessa um momento feliz com Marcel Keizer no comando da equipa: três jogos, em três competições diferentes, e três triunfos. Os leões estão nos oitavos de final da Taça de Portugal, nos 16 avos da Liga Europa e entraram para a jornada 12 da Liga no segundo lugar. Mas não se pode falar apenas em bons resultados: o futebol do Sporting, além de pontos, já enche os olhos e a esperança dos adeptos leoninos.

O Desp. Aves vem de uma derrota caseira diante do Nacional, mas também atravessa um bom momento. Ou melhor, tem recuperado. Continua na defesa da Taça de Portugal, ao ter carimbado os oitavos de final, e antes da derrota com a formação insular venceu em Chaves e em casa com o Rio Ave fazendo seis dos dez pontos que tem até aqui. É 13.º classificado.

AUSÊNCIAS

Sporting: Ristovski, já recuperado mas ainda de fora, Raphinha e Battaglia, lesionados.

Desp. Aves: Mama Baldé, indisponível por pertencer ao Sporting, e Diego Galo, devido a lesão.

DISCURSO DIRETO

Marcel Keizer (Sporting): «Penso que o Desp. Aves é uma equipa muito compacta e forte defensivamente e na transição para o ataque. Tem jogadores perigosos e muito rápidos. Temos de ser bons para marcar e não sofrer. Vai ser um jogo difícil. Queremos mostrar coisas boas aos nossos adeptos, mas a derrota do ano passado não é importante neste momento. Este é um jogo do campeonato que queremos ganhar.»

José Mota (Desp. Aves): «Teremos de ser uma equipa desinibida, saber defender e atacar, reagir rapidamente à perda de bola e eficaz. Uma equipa, no fundo, compacta a atacar e a defender. Se deixarmos o Sporting dominar a seu belo prazer, vai ser muito difícil. O Sporting está neste momento com tranquilidade, tem estabilidade e, passada aquela fase conturbada e após eleições, está a viver uma segunda lua de mel.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O último jogo entre as duas equipas não deixa saudades ao Sporting: aconteceu no Jamor e foi a equipa avense que venceu a Taça de Portugal (2-1), após uma semana conturbada com o ataque à Academia. Essa foi, de resto, a única derrota dos leões com o Desp. Aves. Dez jogos em toda a história com oito vitórias da formação de Alvalade, um empate e uma derrota.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Sporting:

Desp. Aves: