Julen Lopetegui utiliza frequentemente exemplos de jogos contra os outros dois grandes para analisar as dificuldades que o próximo jigo possa trazer. Na antevisão do encontro com o Nacional, o treinador do FC Porto foi buscar a exibição dos insulares no jogo da Taça de Portugal com o Sporting, que terminou com um empate (2-2).
 
«O Nacional fez um grande jogo na Taça contra o Sporting e merecia algo mais», frisou o treinador portista, à laia de aviso. E continuou. «Vai ser um jogo complicado. Estamos a falar de uma boa equipa, de uma deslocação dificil contra uma equipa forte, que ganhou os últimos quatro jogos em casa».
 
«Teremos de fazer as coisas bem para vencer. Teremos de dar o nosso melhor e fazer uma grande exibição em todos os aspetos. Confiamos nos nossos argumentos, mas sabemos as dificuldades que vamos encontrar», adiantou o treinador.
 
Sobre o facto de o FC Porto jogar depois do Benfica, Lopetegui considera que «é uma situação que acontece com naturalidade».  «Creio que não nos dá vantagem, nem desvantagem».

Questionado sobre quando se decidirá o campeonato, o técnico frisou: «Não, os treinadores, somos futurólogos. Temos que fazer o nosso trabalho, o nosso caminho. Nada mais. Temos que estar focados no desafio que temos em frente».

E sobre o futuro, Lopetegui nem quis falar sobre a Liga dos Campeões, recusando mesmo revelar o que falou com Guardiola, quando esteve com ele a ver um jogo da competição esta semana. «Não vou contar o que falámos, mas não falámos sobre isso [possibilidade de poderem ser adversários]».