Silvestre Varela regressou ao FC Porto - após empréstimos a West Bromwich e Parma - e cumpre nesta sexta-feira, em Moreira de Cónegos, o seu 200º jogo oficial de dragão ao peito. Em cima do intervalo, o português entrou para o lugar do lesionado Yacine Brahimi.

Moreirense-FC Porto EM DIRETO no Maisfutebol.

De volta à Invicta, o jogador acertou a renovação de contrato até 2019 e Pinto da Costa explicou desta forma a saída e o retorno, em declarações ao Porto Canal: «O ano passado o treinador queria o Varela. Na conversa que teve com ele, sentiu que ele não estava motivado e jogador que não esteja motivado não rende. Falava-me sempre do Varela para regressar e eu disse por mim tudo bem. Agora é ver se ele quer. Quando falei com o Varela ele disse-me: 'Por mim já nem saio daqui'. Mais tarde falei com o treinador, que estava por perto, e ele disse: 'Este jogador é totalmente diferente'»

Moralizado pela bela assistência para André André no clássico frente ao Benfica (1-0), o extremo português chega a um número redondo no terreno do Moreirense.

Observando o atual plantel do FC Porto, percebe-se que o jogador de 30 anos só é superado no número de jogos por Helton, que foi contratado em 2005. Maicon chegou ao clube na mesma altura que Silvestre Varela, em 2009, não saiu desde então mas foi utilizado com menor regularidade ao longo das épocas.

Se o trio da frente não oferecia grandes dúvidas, fica lançado o desafio: quem se segue nesta hierarquia? Hector Herrera, o único jogador do plantel com mais de duas épocas no clube. O médio mexicano realizou 83 jogos até ao momento.



Paços de Ferreira, Vila do Conde e agora Moreira de Cónegos

Titular nas três primeiras jornadas do campeonato, Silvestre Varela assinalou o regresso ao clube com um golo frente ao Vitória de Guimarães, a abrir. Na ronda seguinte, frente ao Marítimo, saiu do relvado ao minuto 55. O pior viria depois, na receção ao Estoril, quando foi substituído ainda na primeira parte. 

O internacional português saiu da lista de convocados para a visita a Arouca, quando Jesus Corona fez a sua estreia, e ficou em casa durante a visita do FC Porto ao Dínamo Kiev, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões.

No último domingo, o extremo voltou a pisar o relvado de dragão ao peito. Julen Lopetegui preferiu Varela a Tello, lançou o internacional luso ao minuto 62 e este justificou a aposta com o passe de calcanhar para a finalização de André André.

Desta forma, Varela chegou ao 199º jogo pelo FC Porto. O percurso foi iniciado a 16 de agosto de 2009, num empate (1-1) em Paços de Ferreira. 

O centésimo jogo aconteceu a 15 de dezembro de 2013, nesta vitória em Vila do Conde, frente ao Rio Ave (1-3). Agora, o extremo deve atingir novo número redondo fora de portas, no norte do país. Depois de Paços de Ferreira e Vila do Conde, Moreira de Cónegos é o palco para a celebração pessoal de Silvestre Varela.

Top 3 de número de jogos no FC Porto:

1. Helton: 322 jogos
2. Silvestre Varela: 199
3. Maicon: 175

[artigo atualizado]