*Por: Francisco Sousa

MOMENTO
 
Académica:
Depois de mais um empate, em Setúbal, a Briosa procura a primeira vitória caseira nesta edição da I Liga. O trajeto dos estudantes não tem sido fácil e os resultados vão acompanhando as exibições pobres da equipa. Apesar de tudo, a equipa chega numa fase relativamente equilibrada em termos defensivos: nos últimos três jogos do campeonato, sofreu apenas dois golos e apenas perdeu em Alvalade. O registo ofensivo é que continua bastante pobre: 12 golos em 20 jogos. Muito pouco para uma equipa que se quer manter à tona.
 
Boavista: Em vésperas do sempre emocionante dérbi da Invicta, frente ao grande rival FC Porto, os axadrezados deslocam-se a Coimbra para rever o adversário contra o qual conquistaram a primeira vitória neste campeonato. Na última partida, os comandados de Petit conseguiram um empate in-extremis frente ao Rio Ave, graças a um pénalti de Tengarrinha. Um resultado extremamente motivador e que mantém a equipa boavisteira tranquila na tabela, mais concretamente seis pontos à frente do adversário deste domingo. A conquista de pontos em Coimbra será sempre vista como um passo enorme rumo ao objetivo da manutenção.
 
AUSÊNCIAS

Académica:
Aníbal Capela, Ofori, Ivanildo, Edgar Salli, Magique (lesionados) e Marcos Paulo (condicionado).
 
Boavista: Lucas Rocha, Fábio Ervões, Anderson Correia, Ancelmo Júnior (lesionados) e Beckeles (castigado).
 
DISCURSO DIRETO
 
Paulo Sérgio:
«Antevejo um jogo difícil e cabe-nos a nós tudo para fazer para ficarmos com os três pontos. Essa é, aliás, a única coisa que nos passa pela cabeça. O Boavista mudou imenso, foi sempre reforçando o seu plantel, e hoje é uma equipa mais competente, que está a fazer um bom campeonato».
 
Petit: «Sabemos da importância deste jogo e que a Académica já não ganha há algum tempo em casa, mas são jogos diferentes e nós temos de estar preparados. Estivemos a estudar bem a Académica, tem alguns jogadores lesionados, mas o mais importante é que a minha equipa esteja concentrada no máximo e que saiba fazer aquilo que preparámos durante esta semana».
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
 
Este pode ser considerado um clássico do futebol português. Em 66 jogos a contar para o campeonato, registam-se 33 vitórias boavisteiras, 21 da Académica e 12 empates. No último confronto entre ambos, no Cidade de Coimbra, em 2008, o jogo terminou empatado a uma bola, resultado que se verificou em mais quatro ocasiões no total de confrontos.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
ACADÉMICA

 

Outros convocados: Lee, Aderlan, Oualembo, Nuno Piloto, Pedro Nuno, Rui Pedro, Marinho e Diallo.
 
BOAVISTA
 

 
Outros convocados: A lista ainda não é conhecida.