FIGURA: Briseño marcou para três pontos e salvou um

Briseño fez o seu segundo golo no campeonato – tinha marcado a 23 de fevereiro na derrota caseira (1-3) com o Moreirense – e colocou os fogaceiros em vantagem mesmo à beira do intervalo, deixando a equipa de Filipe Martins a sonhar com o triunfo. O central’de 25 anos saltou mais alto no coração da área beirã e respondeu da melhor forma ao cruzamento bem medido de Tiago Silva para abrir o ativo. A equipa de Santa Maria da Feira não conseguiu segurar a vantagem, permitiu o empate aos 89 minutos e podia mesmo ter saído de Tondela com zero pontos. Tal só não aconteceu porque Briseño negou o golo a Pité com um corte providencial, quase em cima da linha de golo, já na compensação.

MOMENTO: expulsão de Jaquité teve efeito inesperado (82m)

O Tondela procurava anular a desvantagem no marcador quando, aos 82 minutos, ficou em inferioridade numérica. Jaquité teve uma entrada imprudente sobre o recém-entrado Kuca, Jorge Sousa exibiu o segundo cartão amarelo – e respetivo vermelho - ao jovem médio do Tondela, deixando a equipa com 10 jogadores. No entanto, o futebol é e sempre será um jogo de imprevisibilidades e, aquilo que parecia ser uma adversidade, funcionou como um ‘clique’ para a equipa de Pepa se galvanizar em busca da igualdade, que acabou por chegar aos 89 minutos.

Outros destaques

Xavier

O extremo voltou a ser a principal figura no ataque do Tondela e foi dele o primeiro sinal de perigo no encontro (10’). Comandando a maior parte das ações ofensivas da equipa, mais sobre a esquerda mas muitas vezes pela direita, Xavier também levou perigo à baliza fogaceira nas inúmeras bolas paradas que cobrou.

Arango

Apesar de estar pouco habituado a jogar sozinho na frente de ataque, o avançado colombiano fez um jogo positivo e nunca baixou os braços na luta com os centrais do Feirense.

Luís Machado

O camisola 7 do Feirense foi protagonista das melhores oportunidades de golo da sua equipa – à exceção do cabeceamento certeiro de Briseño. Na primeira parte viu dois remates serem prensados pelos defesas e, no segundo tempo, obrigou Cláudio Ramos a defesa apertada (60’) e cabeceou por cima do travessão (72’) após cruzamento de Vítor Bruno.

Patrick

O avançado cabo-verdiano foi a segunda ‘cartada’ lançada por Pepa e respondeu à altura com o golo do empate, aos 89 minutos. Estreia a marcar – e primeiros minutos – no campeonato para o jogador de 25 anos, que chegou a Tondela no início da época, proveniente do Felgueiras (Campeonato de Portugal).